terça-feira, 17 de julho de 2012

Lanices na arrumação de casa


    Como é que eu começo um post depois de ver que faz 1 ano e 3 meses que eu não posto absolutamente nada? Fazendo de conta que esse tempo não existiu e escrevendo como se o último post tivesse sido ontem, óbvio! Rsrsrs...

    Há umas 2 semanas atrás - não lembro se quando eu cheguei em casa da rua ou se quando acordei, olhei pra minha casa e concluí: ESTOU MORANDO NUMA ESPELUNCA! Fiquei pensando repetida e compulsivamente: “como estou morando nessa bagunça até hoje?? Como deixei as coisas chegarem a esse ponto??”. Não vou nem comentar o tamanho da culpa e dos pensamentos do quanto eu sou uma péssima e incompetente dona de casa. Se você já olhou pra sua casa e pensou o mesmo, sabe exatamente do que eu estou falando. Se isso nunca passou pela sua cabeça, saiba que quando eu crescer quero ser igual a você.

    Quando eu digo “espelunca” não sei o que vocês imaginam, mas a situação aqui era grave. Pilhas de roupas em cima das cadeiras da mesa de jantar, sapatos masculinos diversos espalhados em frente à TV (não citarei os responsáveis...rsrsrs), UM VARAL DE CHÃO NO MEIO DA SALA (ok que é por causa da chuva, mas sem comentários), um quarto inteiro inutilizado servindo de depósito e com o chão forrado de caixas, e eu quase caindo toda noite ao ir pra cama pois ela estava rodeada de.......caixas, de novo. Que raiva de caixas, essas de mudança. Quando fui arrumar a mudança pra cá já tive a certeza que não gostava delas, mas agora peguei raiva, mesmo.  

    Respirei fundo e decidi que meu objetivo agora seria ter um ambiente mais habitável. Comecei a sonhar com o dia em que meus cuidados em relação à casa estarão relacionados à posição dos quadros, à localização dos enfeites, à necessidade de decidir entre uma almofada verde ou marrom, uma foto P&B ou colorida pro porta-retrato novo, e assim por diante. Vocês acham que isso não acontece com nenhuma mulher? Pois eu tenho certeza que acontece. Ando vendo uns blogs de organização de casa que uma amiga minha mandou, e cada vez tenho mais certeza disso. Tem gente que consegue ter uma casa impecável nesse nível sim, e é claro que esse não é o meu caso.  Mas como eu disse, tudo isso é sonho. Voltando à realidade, decidi que meus objetivos possíveis seriam: conseguir pisar no chão por toda a casa, não tropeçar em nada, não entrar em pânico ao pensar em receber alguém, ter documentos dentro de gavetas, sapatos dentro de sapateiras, blusas empilhadas em prateleiras, casacos em cabides, e usar o 2º quarto como.....quarto de visitas!! Pra você parece fácil, né?

    Comecei minha saga na semana passada pelo guarda-roupa, lugar que eu julguei ser o menos assustador pro choque não ser tão grande.  Até o momento, tirei as seguintes conclusões dessa experiência:

- é um mal assolador ficar assistindo os programas de organização de casa do Discovery Home & Health. Definitivamente. Fico sonhando a cada minuto com uma visita daquele povo que chega na sua casa e decora, pinta, transforma tudo. Candice Olson fazendo projetos na minha casa (com toda a equipe dela) é o sonho máximo, mas aceitaria qualquer um daqueles programas. Se eles não podem vir até o Brasil fazer uma experiência na minha casa, uma personal organizer JÁ ESTARIA DE EXCELENTE TAMANHO.

- ter uma empregada todos os dias também passou a ser um sonho de consumo. Tá bom, se não todo dia, 3 vezes por semana já seria muito perto de um sonho. Adoraria nunca ter louça acumulada, ter o pó sempre tirado, as toalhas dobradinhas e uma ajuda na manutenção da minha residência. Mas a realidade é que ultimamente encontrar alguma que efetivamente VENHA 1 vez por semana, falte só de vez em quando (e AVISE!),  e que quando finalmente vem faça de fato alguma limpeza, já está sendo um sonho quase impossível.

- meu programa de TV certo não é sobre arrumação de casa nem muito menos sobre transformação de visual, que eu também adoro (mais do que os de casa), e sim aquele chamado “ACUMULADORES”. Isso mesmo. Nesses 10 dias fazendo arrumação descobri que sou uma acumuladora, olha que beleza! Mais precisamente, sou uma acumuladora de bugigangas (top number 1 nas paradas!) e de papéis. Quando eu digo bugigangas, estou falando de caixas e caixas de coisas tão diversas que não consigo nem explicar qual o nível de bugiganguisse. Só digo que começa com infinidades de shampoos/condicionadores/toucas de banho/tudo o mais que dão de graça em hotéis. É daí pra baixo. Minha capacidade de acumular inutilidades dos mais diversos fins me impressionou. Também tinha coisas pra facilitar a minha vida em qualquer aspecto imaginável, mas é realmente muito útil ter todas essas coisas GUARDADAS, né? Ainda estou processando porque a quantidade foi um choque, mas já estou mais conformada. E os papéis? Tinha entradas de passeios, cinemas (nada contra guardar um ou outro ingresso de algo MUITO legal, mas tudo contra guardar TODOS os ingressos de tudo que eu já fui nos últimos anos), cupons fiscais, 3 ou 4 cópias de coisas como contratos de trabalho de 10 anos atrás...Um verdadeiro fiasco. Sou uma acumuladora.

- as coisas se multiplicam. Não é imaginação da minha cabeça, é um fato. As coisas que ficam guardadas vão se reproduzindo de forma desconhecida, até o dia que você resolve mexer nelas e encontra um monstro. Se alguém descobrir estes mecanismos de reprodução, favor compartilhar.

- querer fazer tudo de uma vez é insanidade. ARRUMAÇÃO CANSA MUITO, e ainda bem que desde o começo eu já tinha enfiado na cabeça que faria um pouco cada dia, por partes, senão teria ficado muito frustrada nos primeiros dias já que as mudanças visuais são pequenas no início.

- não adianta ficar me enganando e só transferindo as coisas de lugar. Eu me peguei fazendo isso várias vezes. Tem algumas etapas da arrumação (leia-se: desocupar caixas cheias de tralhas e miudezas) que são MUITO chatas, daí eu começava a mexer naquilo já injuriada, em 5 min já estava planejando jogar a caixa pela janela (outro pensamento repetido e compulsivo), e quando decidia que aquilo talvez não fosse muito inteligente, fazia coisas como encontrar uma caixa bonitinha e enfiar tudo dentro. Não dá. Até porque, como eu já disse ali em cima, as coisas se multiplicam e um dia essa caixa bonitinha irá virar uma caixa de mudança cheia, das que eu peguei raiva. Certeza.

- às vezes eu queria muito ser como essas pessoas que são total simple life, e vivem com absolutamente o necessário. Tá, eu sei que não teria tanta graça, mas que com certeza é infinitamente mais prático, é. Eu teria 2 pares de brincos, 3 pares de sapato, viveria com a CNH, o título de eleitor e a certidão de casamento, e na minha casa teria 1 porta-retrato. Uma paz. Como eu não sou – e já deu pra ver que estou muito longe disso, continuo aqui firme e forte no meu projeto “casa decente imediatamente!”.

    Obrigada a você que leu pacientemente meus desabafos e lanices sobre a minha casa. Como já deu pra notar, não tenho a menor condição de dar dicas de como manter uma casa arrumada, mas talvez eu não seja a única nesse mundo a ter todos esses pensamentos. Se por acaso você está achando tudo isso um absurdo, me achando o ser mais desorganizado do mundo e for dotado(a) de todas as habilidades de arrumação de casa que agora considero valiosíssimas, espero que tenha se comovido com meus relatos e venha na minha casa (que NÃO está mais uma espelunca!) me ajudar a colocar etiqueta em caixas organizadoras, me dizer que a planta que eu coloquei em cima da mesa não pode ficar ali porque polui o ambiente, e todas esses conselhos e ajudas que só vocês podem dar, já que sozinha é evidente que nunca chegarei à tais conclusões.

4 comentários:

  1. Lana!!!
    Freud já dizia, para organizar tem que bagunçar primeiro (acho que era algo assim rsrsrs).
    Que bom que a decisão foi de NÃO guardar tudo e arrumar um lugar no guarda-roupa para todas as "lembrancinhas" que você guardou em suas viagens e sim de se desfazer delas, afinal, como já sabemos as melhores lembranças são aquelas que guardamos no coração né?!
    Enfim, também não sou o melhor modelo para isso mas como dizia a música so Leline... se tá frio esquenta... sacudiu, aguenta...

    ResponderExcluir
  2. Nem te conto que sou personal organizer e teria várias dicas pra te dar tá rsss....acontece que as vezes em casa de ferreiro o espeto é de pau, e minha hora já chegou estou de mudança pro AP e semana que vem te conto a quantas andam as caixas dentro de casa tá hahah beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, amiga..no meu 1º ano de casada, me lembro de ter sentado na cama e chorado por causa da bagunça e tb de ter proíbido minha mãe (em uma ocasião) de vir na minha casa!Obs: Minha mãe é e sempre foi a super-mulher-organizada! Mas, pra te animar....a gente melhora sim! Tem remédio! Esse chilique que vc teve faz parte desse amadurecimento. Hoje, com 18 anos de casada,nesse momento posso pagar uma empregada que vem todos os dias ( que tb sempre foi meu sonho de consumo), mas nem sempre foi assim e eu aprendi! Consegui! A gente aprende mesmo é na raça! E o mais importante: eu sempre assumo sem vergonha nenhuma: detesto arrumar casa e pronto! ( sabe que na geração das nossas mães assumir isso era uma vergonha sem tamanho, né?...hahaha) Adorei o post! bjs

    Débora Bastos

    ResponderExcluir
  4. Lana,
    Fico tão feliz ao ver que eu não estou sozinha nesse mundo... Como já dizia o poeta, de perto ninguém é normal :-)
    Estou orgulhosa de você!
    Super beijo
    Debora

    ResponderExcluir

Seguidores